segunda-feira, 1 de abril de 2013

A Segurança Social e eu...

 
 
Caros,
Dirijo-me a V.Ex.ª. sem vontade nenhuma de vos chamar de tal, apenas fui bem educada e ainda me lembro de como redigir uma carta. Deixem-me que vos informe que ontem ao chegar a casa e recepcionar uma carta vossa me deu um mini AVC. Acreditem que não brinco, pois fiquei branca, sem sentir o braço esquerdo, pestanejei muito rápido e tive uma ligeira mas muito incómoda picada no meu lobo occipital. Compreendo que esse não seja o vosso objectivo, mas aceitem que alguém que chega a casa depois de um dia de trabalho, com os seus 3 filhos: 6 anos o mais velho e os gémeos com 25 meses e lê uma carta vossa em que se limitam a informar-me, sem “V. Exa”, sem “Cara senhora, sem “Cara contribuinte”; apenas informam que tenho eu devolver todo o valor do abono referente a 2012.
Eu nunca solicitei abono à Segurança Social, pois sabia de antemão que era um desperdício de papel e tempo para receber um não. Mas a partir do momento que o meu agregado passou de 3 para 5 elementos, achei que uma mãe de 3 filhos, contribuinte desde os 17 anos para a vossa “casa”, merecia algum retorno e ajuda. Apresentei modelos e pedidos e mais meios de prova que me solicitaram. E os meus filhos nasceram em 2011 e NADA, porque as contas são feitas com base no ano anterior! E chegou 2012 e NADA…porque as contas são feitas com base em 2010 e depois actualizadas com a entrega do IRS referente a 2011. E chegamos a Setembro de 2012, sem aviso nem licença colocaram na minha conta cerca de 1700€.
Sou uma cidadã preocupada, e já havia sucedido algumas situações semelhantes referentes por exemplo a um anterior subsídio de desemprego; pagaram-me a mais e eu avisei a tempo e depois lá me pediram o valor que eu devolvi. Com esta experiência em mente, como parte de um bom dever cívico e de boa educação liguei para a vossa linha de apoio, onde me informaram que estava tudo certo. Segundo a vossa operadora com base em 2011, estaria colocada no 3.º escalão tendo assim direito a abono e a majoração uma vez que 2 deles têm menos de 3 anos.
Fiquei descansada. Juntei o valor e fui de férias para as Caraíbas…NÃO. Peguei no valor e apliquei numa conta em nome dos meus filhos. Ora, mais uma vez cidadã modelo, contribuição em massa para a natalidade e para a poupança. O meu espanto, não muito mas algum, em Janeiro de 2013 não recebi abono, contactei-vos novamente para a linha de apoio, mas o que me foi explicado foi escasso, pelo que resolvi escrever-vos a solicitar o porquê da descida de escalão.
E eis que chegamos ao dia de 21 de Março de 2013, “Restituição de prestações indevidamente pagas”. Dirigi-me ao balcão da Segurança Social de Vila Franca de Xira e explicaram-me a fórmula de cálculo, fizeram-na à minha frente e verificaram que de facto não devia ter recebido NADA em 2012 também. Quem fez a conta enganou-se…enganou-se!
Sou Arqueóloga de profissão, no código deontológico do meu trabalho, se cometer um erro a Secretaria de Estado da Cultura pode retirar-me de funções por 2 anos…2 anos e uma multa, claro. Tenho muita pena que seja este tipo de funcionarismo público que dá má reputação aos restantes. Esta não é a primeira vez que acontece, conheço casos idênticos ao meu e outros mesmo iguais. E como é possível, pergunto eu, que erros como estes se repitam…departamento atrás de departamento, secretaria atrás de secretaria, funcionário atrás de funcionário.
Tenham brio no vosso trabalho e responsabilidade nas vossas acções que situações destas não se repetem. Tirar o que deram é do pior que podem fazer a alguém…a vossa classe que fala tanto na perda dos direitos adquiridos, devia ter espelhos em casa e vergonha na cara. Isto não se faz a famílias inteiras, a mães, pais e principalmente às crianças. É este o apoio social que uma família de 5, portuguesa e trabalhadora tem?! É esta a ideia que querem dar do nosso estado aos que nos auditam, revistam e dão nota?! Milhões e milhões perdidos…milhões e milhões mal atribuídos…milhões e milhões cada vez mais insatisfeitos…pudera!
Tentei ser simples e direta, mas como o cérebro ficou um pouco afetado deixei o coração escrever. Espero que desse lado esteja alguém com coração e cabeça no lugar e com uns certos “apêndices” no lugar certo também para corrigir, não só esta como, milhares de situações idênticas.
Atentamente,
Dalila Garrido
Mulher, mãe, esposa, contribuinte…

Sem comentários:

Enviar um comentário