sábado, 12 de janeiro de 2013

Âmago


O que é isto que parece pairar sobre mim, esta névoa que não me abandona nunca; procuro sem parar um raio de sol que penetre por esta neblina e quebre como que por magia este feitiço macabro que me faz sentir assim.

O que é isto que me atinge bem no fundo, de onde veio esta seta repleta de angústia e sensação de abandono, quem a disparou, quem me atingiu!? Sinto na minha boca o seu âmago que não se dissipou com o vento, desce pela minha garganta como um pó, e vai cortando até ao meu coração onde se alojou.

Está a escavar um buraco tão fundo que já faz eco se se gritar lá para dentro. É um bicho inteligente, pois faz-me sofrer mas não deixa que se veja por fora. À medida que me consome as minhas forças esgotam-se, já não consigo lutar contra ele, falta-me a energia.

Á noite penetra-me ainda mais, o silêncio parece alimentá-lo, incentivá-lo. Ergue-me da cama, cola-me ao tecto vezes sem conta, rasga-me a roupa, solta-me o cabelo, esfola-me a pele e perfura-a só com um breve suspiro. Eu flutuo no ar sem saber como, os meus olhos abrem-se, enchem-se de sangue, gotas saem pela minha boca e ele sorve-as como um vampiro que não me larga, que me quer para sua noiva.

Eu não o vejo, não vejo o seu âmago que se apoderou de mim; mas ele é omnipresente, está em todos os gestos, passos que dou, naquilo que digo e para onde olho! Parece querer brotar de mim, mas ainda não é tempo; é um bicho sórdido e mordaz, comer-me-á até as vísceras. Nada irá restar de mim só o que os reais vêem porque esta realidade que me atingiu é fictícia para os outros, o que eles vêem é a crosta, a carapaça...que será a última coisa que ele atacará.

É meticuloso, calculista, organizado e não deixa nada ao acaso, não me deixa desabafar, fala por mim quando eu quero revelar a verdade, é o meu ventríloquo; por isso escrevo rápido torcendo para que o sono que o acalmou o deixe ocupado por algum tempo.

Onde está a luz? Onde está o Paraíso prometido, de quem são as vozes que ouço, que me dizem elas? Vem cá...Vou aonde se nem sei onde estou. Que lugar é este, que significa esta escuridão, que me proíbe o pensamento e dá largas aos meus medos e aos meus receios. É isto o Céu, o Inferno, o Purgatório?! O que me chama, o quê; aquela voz, eu conheço aquela voz, volta, vem cá, porque foges de mim, porque me mandas embora...não é lugar para mim...então onde pertenço eu? O que é isto que me puxa para baixo, para si, a reclamar comigo como se eu tivesse abandonado a base. Que vale é este onde me encontro, que luz aquela lá no alto que fere a minha vista só de olhar, porque não me larga este bicho, o que me consome, que tenho eu de tão apelativo.

Quero que me deixes! Larga-me! Deixa-me subir àquele monte, deixa-me alcançar aquela luz, é neve! Parece neve, deixa que eu mate a minha sede com a neve, talvez a magia do seu branco puro te mate! Agora já me persegues a cada instante…

Qual morte anunciada...

Qual caveira vestida de negro...

Tu és a escuridão perpétua.

Deste um murro ao sol, enviaste-o para outra galáxia e vieste para ficar.
 
Dalila Garrido - 1994 - um dos meus primeiros textos

Sem comentários:

Enviar um comentário